sexta-feira, 1 de abril de 2011

Moda, sob a minha visão.

   Olá,

em primeiro lugar queria pedir desculpa pela demora na criação de um novo tópico. A razão é simples: falta de motivação. Vou tentar não repetir a façanha...

   Neste tópico vou falar da moda e do que a envolve, a começar pela fraqueza do povinho, e não só. Digo isto porque a população não tem ideias próprias. Há necessidade de seguir um modelo padrão criado por alguém que disse que era assim, e pronto... Não falo apenas de roupa, porque há modas para todos os gostos: decoração da casa, estilos de música ou cantores, estilos de vida, expressões utilizadas, modo de andar e, claro, o que vestir, entre muitos outros.

   Há sempre alguém por trás destas situações quer sejam os consultores de moda ou os próprios criadores. Mas, o que é realmente a moda?? Para começar é algo imposto. Regras sobre o que usar e como gerir a nossa vida. Não nos podemos vestir de certas maneiras porque isso não estaria na moda e toda a gente ficaria a olhar-nos de lado ao andarmos na rua. "Aquela pessoa é muito estúpida, olha como é que anda. parece sei lá o quê". Isto já eu ouvi muitas vezes. A moda não é mais do que superficialidade e as pessoas seguem-na para serem bem vistas e aceites na sociedade. Não acreditam? Ora vejamos um exemplo simples: entramos numa instituição bancária e depara-mo-nos com uma figura atrás de um balcão pronto para nos atender, com um sorriso nos lábios, com umas calças de ganga com buracos, uma t-shirt laranja e uns Air Max verdes... "Olhe, desculpe... há alguém aqui para me atender? que técnico tão labrego... bela fatiota... só porque é técnico de computadores já se sente no direito de estar no lugar do empregado do banco...". No entanto esse senhor é tão competente como aquele que veste fato e gravata. O que vestimos não muda quem somos. A mentalidade das pessoas está feita para que as aparências façam com que tiremos conclusões precipitadas acerca de alguém ou alguma coisa. Para além conhecer outra pessoa deve olha-la nos olhos e interagir directamente, o resto não é importante.
   Outra situação que eu não compreendo nesta história é o conforto aplicado à moda. É muito raro vermos algo dentro da moda que seja feito para ser agradável a quem vê e a quem veste ao mesmo tempo. Os saltos altos são o exemplo clássico de algo que para além de ser desconfortável vai para além disso; é algo que é nocivo para a saúde de quem os usa.
   Acima disto tudo há a questão do dinheiro. O preço que se paga por uma peça que corresponde mais ao padrão estabelecido é muito maior do que uma peça "qualquer". Comprar, por exemplo, sapatos novos constantemente porque os anteriores "passaram de moda" é algo bastante comum, bem mais que aquilo se pensa. 

   O facto é que estamos numa época em que o dinheiro não dá para tudo e temos que deixar esses caprichos inúteis de lado para dar valor ao que realmente importa: sermos nós próprios, genuínos e verdadeiros com o que somos e com os nossos princípios. Temos que ser aceites pela sociedade pelo que somos e não pelo que a "máscara" da moda nos dá a hipótese de parecer ser. Estamos cá para o bem e para o mal. O que temos de bem deve ser mostrado e o que temos de mal não deve ser escondido. Afinal, todos temos defeitos e se nos esforçarmos por esconde-los podemos ficar muito mal vistos se um dia não os conseguirmos esconder mais.

2 comentários:

  1. Não discordo com uma unica palavra! acho incrivel situações como essas do rapaz que e' desvalorizado pelo que veste ! Penso que cada um deve fazer a sua 'moda', sentir se bem com o que é e como é ! nao critico pessoas vistam se como vistam pqe eu sei exactamente o que e' ser rotulado por pessoas que são tanto ou menos que eu. Na minha opinião o mundo está assim porque as pessoas tem cada vez mais a preocupação de se integrarem nos grupinhos que valorizam isso mesmo e por muito que desgostem de algo vão usar apenas porque sim. ovelhas da sociedade , tenho pena

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo o que disseste. Realmente em Portugal ainda se vive muito uma política de boas aparências e para isso as pessoas resolveram que "estar na moda" é a única forma de parecerem bem perante uma sociedade à qual elas ligam muito e é de como um modelo a seguir se tratasse. Infelizmente é o Mundo que temos.

    ResponderEliminar