segunda-feira, 18 de junho de 2012

Composição português 12º ano

Desta vez o tema pedido era a procura da popularidade no mundo actual. Espero estar bom. :D 



A popularidade pode ser um modo de atingir um certo objectivo. O dinheiro é um dos mais cobiçados, mas também há o desejo de bens sem a necessidade de muito esforço, sexo fácil e grátis, ter roupa, calçado, acessórios gratuitos através de patrocínios, respeito, autoridade, protecção, entre outro.
   Uma das formas mais conhecidas para se ser popular é a televisão, através de, por exemplo, programas como o Big Brother. Este é um programa onde a fama é obtida sem esforço, em que os concorrentes apenas são eles próprios e o público assiste, qual jardim zoológico. Após o término de um programa deste estilo os ex-concorrentes têm acesso fácil a contactos úteis, trabalho no ramo da publicidade, vendendo apenas a sua famosa imagem.
   Mas nem tudo é assim tão simples ou inocente. A popularidade pode ser um modo de ingressar em grupos como, por exemplo, os gangs. Existem vários tipos de gangs, sobretudo nos Estados Unidos, em que alguns dos requisitos para entrar são: o facto de já ter estado na prisão, consumir drogas, violar ou mesmo matar. Este tipo de requisitos pode tornar o gang mais temido pelos rivais e essa popularidade leva o grupo a conseguir o que quer mais facilmente, sem grande esforço.
   Assim, conclui-se que há várias formas de popularidade, mas todas elas nos levam ao mesmo objectivo: conseguir alcançar o que se deseja com esforço mínimo.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Composição português 12º ano

   Um pouco à parte do que tenho escrito vou partilhar agora um texto de um teste de português feito no dia 27/2/2012, após muito tempo de ausência. o tema era relacionado com a importância da cor  na nossa sociedade. Esta composição foi alvo de elogios pela professora que, posteriormente, me pediu que lhe enviasse uma cópia da mesma. (De momento não tenho o enunciado, pelo que não o posso partilhar na íntegra. Correcção a ser feita em breve)

   A cor sempre teve grande importância na sociedade. É usada para embelezar obras de arte ou pode ser simplesmente apreciada na Natureza: num pôr-do-sol, num arco-íris ou numa floresta verdejante.
   O ser humano sempre deu extrema importância à cor desde os primórdios da sua existência . As pinturas rupestres são exemplo da sua utilização. Desde então, a cor  sempre teve imensa importância ao longo da história, passando pelas mais variadas formas de arte e até mesmo no embelezamento da própria pessoa, com roupas coloridas e maquilhagem.
   Falando apenas nos tempos modernos, a cor é muito usada na publicidade. Usam-se cores com uma tonalidade pouco forte (por vezes apenas o preto e o branco) para mostras o que é mau e depois, cores muito vivas a mostrarem o que é bom: o produto que se pretende vender. Ora, isto tem efeito nas pessoas; ao ver algo com pouca cor, normalmente, não é associado algo de bom. O contrário acontece com cores mais fortes e mais vivas. Este jogo de cores no anúncios publicitários faz-nos querer o produto, aumentando a probabilidade de o comprarmos.
   Com isto conclui-se que a cor é, e sempre foi, de elevada importância na nossa sociedade, desde a pré-história até à actualidade, tanto cultural como artisticamente.

cumprimentos e até breve. :)